quarta-feira, 6 de abril de 2011

Início de crise no elenco do Lyon?

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Ânimos exaltados nessa semana marcaram o que pode ser o começo de um momento conturbado no elenco dos Gones


FOTO: The Guardian

Tudo começou na eliminação da Champions League. O Real Madrid, apesar do retrospecto desfavorável, era o favorito. Mas a torcida do Lyon permanecia irredutível. Apesar dos pesares, confiava no time e acreditava na classificação. No entanto, a eliminação no Bernabéu veio como um tapa na cara. Escancarou todos os erros do elenco do Lyon. Nada funcionou como deveria.

Com os focos centrados na Ligue1, parecia que o Lyon iria espantar de vez a decepção da eliminação da UCL. No jogo contra o Nice, tudo se encaminhava na mais perfeita tranquilidade. O OL dominava o jogo, ganhava de 2 a 0 e tinha o jogo em mãos. Aos noventa minutos do segundo tempo, o zagueiro Pape Diakhaté cometeu pênalti e foi expulso. Iniciava-se o estopim! O Nice, em seguida, ainda nos acréscimos, conseguiu chegar ao empate. Um resultado injusto, mas comemorado como nunca pelos alvinegros.

A situação desconfortável do elenco apareceu pela primeira vez com o goleiro Hugo Lloris. Instantes depois de deixar o gramado, o goleiro da seleção não escondeu sua revolta e sob os olhares da TV francesa não poupou as palavras chulas para demonstrar toda sua revolta com a situação daquela partida. Veja a cena abaixo. Ao lado de Cris, o arqueiro entra no vestiário seguido pelo treinador de goleiros Joel Batts. A tradução é feia, mas vale sim, ser reportada. Ele disse algo como: “Fomos uma merda contra eles. Olha isso! Eu estou puto da vida. O que foi isso que aconteceu? Puta merda!”





As ríspidas palavras de Lloris repercutiram na mídia francesa. Chegaram a cogitar que o camisa 1 estaria deixando o plantel no fim da temporada, uma vez que o Manchester United nunca escondeu seu desejo de ter o jogador.


E não acabou por aí. Na terça-feira, durante o treinamento, duas confusões. Primeiramente, um torcedor revoltado com as recentes atuações do time, foi cobrar do lateral Cissokho. Na beira do campo ele diz algo como: “Ei Cissokho, você tem qualidade para jogar é no Arles-Avignon”, provocando o jogador em alusão ao lanterna do Campeonato Francês. O jogador não deixou por menos e disse: “No fim do treinamento eu lhe mostro a minha resposta”. Não satisfeito com a atitude do lateral, o torcedor rebateu: “Eu tenho o total direito de cobrar uma melhor atuação de vocês”. Cissokho não deixou por menos e insultou o rapaz: “... E da sua mãe também”. Sorte de ambos ali, é que tinha um segurança entre os dois e apartou aquilo que poderia se tornar uma briga física entre eles.

No mesmo treino, o capitão Cris, em um lance esporádico do coletivo, chegou firme na marcação de Clément Grenier e derrubou o jovem meia de maneira grosseira. Grenier sofreu lesões na região da cintura e no maxilar, ficando de fora do treinamento desta quarta-feira. Os boatos que correm é que Cris sequer pediu desculpas ao seu companheiro de equipe, o que gerou um desconforto total no elenco. Todavia, a turma do “deixa disso” avisou que ambos teriam se entendido logo depois, no vestiário, após o treino. O também brasileiro Ederson, que acaba de voltar de um longo período lesionado, disse em entrevista, que “o lance foi perfeitamente normal. E afirmou que futebol é um esporte de contato, e que se alguém ali no elenco não concordasse com isso, que fosse arriscar uma carreira no vôlei.”

Veja abaixo o vídeo que mostra a (quase) briga de Cissokho e o lance polêmico envolvendo Cris e Clement Grenier:





Independente de qualquer coisa, uma coisa é fato: o elenco está com os ânimos exaltados. A pressão força o grupo a apresentar resultados o mais rápido possível. O discurso de Jean-Michel Aulas, após o jogo contra o Nice, já foi de apenas uma classificação na próxima UCL. Não pensa mais em título. Mas para a próxima temporada, Aulas deve preparar alguma coisa diferente. Circulam informações na imprensa francesa que Claude Puel não deve permanecer no comando do time. Eric Gerets e Didier Deschamps já teriam sido procurados, mas disseram um “não” ao cartola lionês.

Será que realmente o Lyon enfrenta a sua primeira grande crise na história, depois de se tornar um time de classe mundial? Só as próximas rodadas poderão responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário