sábado, 16 de março de 2013

Lyon cochila e sofre goleada vergonhosa para o Bastia

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Derrota poderá fazer com que o PSG abra sete pontos de diferença, caso vença amanhã





Tentando fugir de uma sequência de dois empates consecutivos e se manter na cola do Paris-Saint Germain, em busca da liderança, o Lyon entrou em campo no começo da tarde deste sábado para enfrentar um clube recém promovido da Ligue2, mas que, ao que parece, não deverá voltar para a segunda divisão na próxima temporada. A partida foi no Stade Armand Cesari, casa do Bastia, na Ilha da Córsega. Com o empate do Marseille na sexta-feira, o OL não corria o risco de perder a segunda colocação na rodada, entretanto, caso vencesse, poderia ficar a um ponto de distância do PSG na tabela, caso os parisienses percam amanhã para o Saint-Étienne.

Jogando em casa, a equipe do Bastia até entrou e campo com uma formação bem ofensiva. Ao menos no papel. As principais forças do time eram os meias Thauvin, Khazri e Palmieri, assim como o goleiro Landreau. Para o jogo de hoje, Frédéric Hantz não podia contar com o seu capitão Cahuzac e os experientes Rothen e Angoula. Além disso, outro desfalque era o atacante El-Azzouzi. Com uma movimentação intensa do meio-campo e com os homens de frente pressionando a saída de bola do Lyon, o treinador Hantz queria buscar a vitória dentro da sua casa e com o apoio da torcida. Abaixo, veja como ficou a formação inicial do Bastia para o jogo de hoje:




O Lyon, contando com os desfalques de Grenier e Réveillère, entrava em campo com um time um pouco modificado. Gourcuff começava jogando no lugar de Fofana. Dessa forma, Malbranque ficava mais recuado, jogando ao lado de Gonalons. Na lateral, Dabo naturalmente substituía Réveillère. Na frente, outra mudança. Gomis não era titular e Lisandro era o centroavante. Dessa forma, Ghezzal, que começou a última partida no banco, fazia o lado esquerdo. No banco ainda tinha Jimmy Briand, que depois de ter voltado de uma lesão, há três jogos, ainda não ganhou a oportunidade que precisava para conseguir uma vaga entre os onze titulares. Na formação abaixo você pode notar como ficou o Lyon para esse jogo contra o Bastia:




A partida começava com aquela pegada proposta pelo Bastia. Com uma pressão dos homens de frente, o Lyon tinha enormes dificuldades para construir jogadas e até mesmo sair tocando a bola com parcimônia no seu campo de defesa. Isso forçava o OL a recuar seus jogadores com melhor toque de bola e dificultava qualquer jogada lá na frente, até mesmo pela escassez de jogadores depois do meio de campo. Jogando desta maneira, o Bastia até conseguiu criar a primeira oportunidade de gol.


Logo aos 5’, Harek avançou até o ataque, olhou pra área e descobriu Modeste entre os zagueiros. Na hora do cruzamento, Lovren subiu e não achou nada. A bola sobrou para o centroavante do Bastia que, sem qualquer marcação, cabeceou mal e mandou a bola para a linha de fundo. Desespero nos torcedores e no treinador Frédéric Hantz, que acompanhou atentamente o desenrolar da jogada.

Posteriormente, o Bastia seguia pressionando bastante o Lyon no seu campo de defesa. Inclusive, a dificuldade na saída de bola do OL fez com que o time de Rémi Garde praticamente não conseguisse tocar bola depois do meio-campo. Por sorte dos Gones, a força ofensiva do Bastia não era o suficiente para dar muito incomodo ao setor defensivo do Lyon, que até dava conta do recado durante todo o primeiro tempo. Mas o gol dos donos da casa já soava como algo que dependia apenas do tempo.


Após os 30’ de jogo, o Lyon começava a gostar um pouco mais do jogo e apagava bastante o ímpeto de ataque dos donos da casa. O time conseguiu criar uma estratégia para não ficar bastante acuado no campo de defesa e já explorava mais o seu próprio campo de ataque. Aos 31’, a primeira grande oportunidade surgiu. Lisandro trocou passes com Lacazette, que entrou na área e finalizou com muito perigo. A bola passou no canto direito de Landreau e tirou o fôlego dos torcedores no estádio.


Quando parecia que o OL finalmente teria tomado controle do jogo, atacando com mais propriedade e emplacando mais posse de bola, o Bastia conseguiu abrir o placar. O Lyon tinha cobrança de falta ao seu favor. Gourcuff levantou na área, criou-se um bate-rebate e a bola sobrou na entrada da área para o Bastia. Defensivamente apagado, o OL deu todo o espaço para Khazri receber a bola e avançar com muita velocidade. Umtiti tentou alcança-lo, mas na hora de entrar na área, ele tocou para Thauvin, que quase sem goleiro, só tocou para o gol. 1 a 0 com um minuto antes do encerramento do primeiro tempo.


No segundo tempo, a expectativa era ver um Lyon com mais vontade em campo e buscando somar pontos no final da partida. A primeira metade da etapa inicial foi terrível e quando o time melhorava no jogo, sofreu o gol. Com certeza, Rémi Garde pediu mais objetividade e ofensividade no intervalo e foi dessa maneira que o OL voltou para o segundo tempo. Mostrava-se superior com a bola nos pés e parecia querer reverter o resultado.

Aos 9’ do segundo tempo, o empate surgiu. Gourcuff, da região intermediária do campo, do lado direito, cobrou uma falta. Colocou na área e a bola passou por todos os defensores adversários. Lisandro Lopéz, bem posicionado, não deixou a bola escapar e, de primeira, afundou as redes de Landreau. Era o empate no Stade Armand Cesari. Empate esse, que não duraria muito tempo.


Praticamente no minuto seguinte, o Bastia colocaria água no chopp do Lyon. De nada adiantou as comemorações dos Gones. O OL sofreria o segundo gol da partida em mais uma boa jogada construída por Khazri. O meia recebeu na direita, passou por um defensor e seguiu avançando. Quando puxou a marcação, Modeste se desmarcou e recebeu a bola. Na sequência do lance, Vercoutre até tentou alcançar a bola, mas não foi o suficiente. 2 a 1.

Hantz colocava Beauvue no lugar de Harek para dar mais consistência na marcação do meio-campo, mas antes do Lyon tentar qualquer tipo de uma possível nova reação, o implacável Bastia marcaria o seu terceiro gol. Após mais uma jogada construída pelo lado direito do SCB, e uma belíssima troca de passes, a defesa do OL se apagou por completou e Florian Thauvin, dentro da área, recebeu, tirou Bisevac do lance e marcou. Era o segundo dele na partida e o terceiro do Bastia no jogo. 3 a 1. Após o gol sofrido, Garde fez duas alterações. Tirou Gourcuff e Malbranque e colocou Mvuemba e Gomis. Posteriormente Ghezzal deu lugar a Jimmy Briand.


As trocas, somadas ao desanimo do time, não surtiram praticamente nenhum efeito dentro de campo. Muito pelo contrário. O Lyon, já abatido, agora se encontrava abatido e desorganizado. Os dois gols foram um castigo que o time não merecia. Fez um primeiro tempo aceitável e começou o segundo bem. Os méritos foram todos do Bastia, que soube marcar os gols nos momentos mais importantes da partida.

Ainda antes de finalizar o jogo, o Bastia ainda castigou mais o time do Lyon. Mas desta vez não foi com Thauvin. Ele já havia sido substituído por Ilan. O brasileiro começou a jogada e achou Khazri pela esquerda. O meia, dessa vez, não construiu a jogada do gol. Ele marcou o dele mesmo. O jogador parou e olhou o posicionamento de Vercoutre e bateu com muita categoria e precisão, de fora da área. Golaço! 4 a 1. Fechado o caixão. Derrota vergonhosa e que pode abalar o moral do time para o restante da competição.




Próximo adversário: o Lyon terá uma semana de folga para se reencontrar. Depois disso, enfrentará o Sochaux, no dia 31 de março, domingo, às 17h de Brasília. Jogo válido pela 30ª rodada da Ligue1 e será no Stade Gerland. Até lá.

FOTOS: sports.fr / L'Equipe / olweb.fr / ligue1.com


MELHORES MOMENTOS:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário