domingo, 28 de abril de 2013

Empate no derby mantém situação na tabela inalterada

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


St-Étienne foi melhor no primeiro tempo e o Lyon no segundo. Muitas chances desperdiçadas por ambos os times: essa foi a tônica do clássico no Gerland 




Clima de decisão no histórico Stade Gerland. Clássico em campo. Lyon e Saint-Étienne faziam uma importante partida que pode delimitar vagas no Campeonato Francês. Na terceira colocação, o OL, entrava em campo com 59 pontos, tinha a missão de vencer e tentar se reaproximar dos dois líderes: OM e PSG. Por outro lado, o ASSE era o quarto, com apenas dois pontos de diferença do rival e tinha a missão de ultrapassar os donos da casa vencendo-os no seu próprio campo. Depois de um bom tempo, finalmente um grande derby com as duas equipes em fases boas e que daria um ânimo ainda maior aos dois times dentro de campo.

Rémi Garde teve um problema no final da última semana, Rémy Vercoutre, experiente goleiro, rompeu os ligamentos do joelho e ficará de fora pelo restante da temporada. No seu lugar, o inexperiente Anthony Lopes, goleiro português de apenas 22 anos, faria sua terceira partida como titular do OL na carreira. Na zaga, mesmo com as voltas de Bisevac e Lovren, Garde preferiu manter a dupla que vinha atuando nos últimos jogos: Umtiti e Koné com Dabo e Fofana fazendo as laterais. No 4-1-4-1, na segunda linha de quatro, o treinador do OL optou por escalar Briand, Malbranque, Grenier e Gourcuff, com Lisandro de centroavante. Gomis e Lacazette, este último voltando de lesão, ficavam no banco de reservas. Confira os 11 iniciais do OL:




De última hora, Christopher Galtier também teve lá seus problemas. Antes da peleja se iniciar, já tinha seis desfalques no elenco, inclusive peças importantes como Brison, Clément, e Gradel. Entretanto, pouco tempo antes da bola rolar, o capitão Loïc Perrin acabou sentindo uma lesão e deu lugar a Bayal Sall. A faixa foi repassada ao volante Joshua Guilavogui. Em campo, o ASSE veio num 4-3-3 que variava num 4-2-3-1. Poucas novidades em relação ao time que vinha jogando de forma frequente na Ligue1. As principais armas, sem dúvidas alguma, era o quadrado formado por Cohade, Mollo, Aubameyang e Brandão. Este último, principalmente por seu fortíssimo jogo aéreo, muito bem assistenciado por Aubameyang. Abaixo você pode conferir como ficou armado a equipe do Saint-Étienne para o derby frente ao OL.




Ao ser dado o apito inicial do senhor Laurent Duhamel, percebia-se a atmosfera gigantesca dentro do Stade Gerland. Uma verdadeira guerra estava para se iniciar. Duas equipes extremamente dispostas a levar a vitória por debaixo dos braços e se manter firme em suas respectivas disputas na competição. Nos primeiros minutos, percebia-se já a movimentação intensa dos homens de frente do ASSE, que começavam melhor em campo e tinham uma maior posse de bola. Aos 5’, Brandão criou a primeira boa chance: arrancou pela esquerda, cruzou, e Aubameyang completou. Anthony Lopes tirou com os pés.


Posteriomente, ainda antes da metade do primeiro tempo, o OL conseguiu inverter a situação da posse de bola. Mas em relação ao domínio de jogo, não conseguia se impor. Rémi Garde pareceia querer concentrar seu time a jogar pelo lado direito, com o inócuo Jimmy Briand, pois pela esquerda, Gourcuff era uma peça nula dentro de campo. Além de bem marcado por François Clerc, o meia dos Gones pouco se movimentava para tentar receber bola ou buscar o jogo por si só.

A primeira boa chance do OL apareceu aos 26’, quando Grenier apareceu pelo lado esquerdo, fez boa jogada individual e cruzou pra área. Lisandro se antecipou a zaga e finalizou de forma bem bonita de cabeça. Ruffier precisou se esticar para realizar a ótima defesa no lance. A reposta do ASSE veio praticamente no lance seguinte. Em jogada de escanteio, o jovem Kurt Zouma conseguiu subir no meio de três marcadores e abriu o placar no Gerland. De cabeça fez o primeiro do jogo: Saint-Étienne 1 a 0, aos 30’.


Depois do placar aberto, os torcedores do St-Étienne presentes no estádio, se exaltaram de forma exagerada e começaram a explodir bombas e soltar muita fumaça de sinalizador. Laurent Duhamel paralisou o jogo por alguns minutos até a coisa toda se acalmar e depois, com os ânimos um pouco mais tranquilos, decidiu retomar o derby, que se manteve em ótimo ritmo de jogo.

Aos 42’, o ASSE teve ótima oportunidade de conseguir ampliar o placar. Gonalons tentou sair jogando e perdeu a bola. Nisso, armou um ótimo contra-ataque para os visitantes, puxado por Joshua Guilavogui. Na situação, eram três homens do St-Étienne contra dois do Lyon. O volante prendeu a bola e esperou a passagem de Aubameyang. O gabonês recebeu e na hora de finalizar, bateu mal. A bola passou devagar, a esquerda de Anthony Lopes, sem muito perigo de gol.


Na segunda etapa, o OL voltou determinado a reverter o resultado. Apesar de Aubameyang ter tido ótima chance, mais uma vez, para ampliar o placar no inicinho do segundo tempo, o Lyon foi quem voltou melhor. Logo aos 10’, o placar veria o empate. Em jogada construída por Malbranque, com direito a toque de calcanhar de Grenier, Gourcuff recebeu o último passe na área, girou sobre o marcador e bateu prensado. Ruffier não conseguiu segurar e a bola entrou no ângulo! 1 a 1!


Aos 21’, o Saint-Étienne tentou dar um resposta a altura. Romain Hamouma, que havia acabado de entrar no lugar de Yohan Mollo, avançou pela esquerda. Na jogada, ele conseguiu passar por Bakary Koné lhe dando um drible por debaixo das pernas. Na sequência do lance, Hamouma entrou na área e bateu, sem ângulo, na saída de Anthony Lopes, que com os pés, quase passando entre as pernas, conseguiu desviar a trajetória da bola e manda-la para escanteio.

Faltando pouco mais de quinze minutos para o término da peleja, Rémi Garde fez duas alterações de uma vez: Alexandre Lacazette e Bafé Gomis entraram nos lugares de Steed Malbranque e Jimmy Briand. Christopher Galtier também mexeu: tirou Brandão e colocou Mathieu Bodmer. Lyon mantinha o 4-1-4-1, mas com Gourcuff e Grenier mais centralizados e Lisandro e Lacazette abertos pelos cantos do campo.


Nos últimos dez minutos de jogo, o que parecia era que o Saint-Étienne estava bem satisfeito com o empate fora de casa, apesar das circunstâncias da competição não favorecer isso ao ASSE. Entretanto, percebia-se um Lyon muito mais determinado a virar o jogo do que o St-Étienne tentar buscar algum outro gol. A entrada de Bodmer no lugar do Brandão exemplificou  muito bem essa postura do Christopher Galtier.

Antes dos acréscimos, Garde fez sua última alteração: colocou Arnold Mvuemba no lugar de Lisandro Lopéz. Definitivamente assumia o 4-2-3-1, com Gourcuff caindo pela esquerda. Uma alteração, digamos, baseada na retranca, pois Lisandro é muito mais ofensivo do que Mvuemba e o OL pressionava mais. Difícil entender essa troca nos momentos finais de jogo.


Nos últimos instantes, um final de jogo digno de qualquer clássico decisivo. Momentos oportunos dos dois lados. Aos 47’, o Saint-Étienne chegou forte pelo lado direito. Aubameyang tentou primeiro e foi interceptado por Koné. Posteriormente, no rebote do lance, foi a vez de Umtiti cortar um poderoso chute de Bodmer. No último lance de jogo, foi a vez do Lyon quase marcar. Em escanteio cobrado por Gourcuff, Koné cabeceou forte e Ruffier espalmou pra cima, na sequência do lance, Lacazette, de dentro da área, mandou por cima para Laurent Duhamel apitar o fim de jogo!

Com o empate, a situação da tabela para Lyon e ASSE se manteve: Lyon em terceiro, seguido do Saint-Étienne, com dois pontos a menos. Logo atrás vem o Lille, que também empatou na rodada. Veja classificação abaixo:


34ª rodada sem os resultados de Nice x Troyes e Evian x PSG

Próximo adversário:  Lyon enfrenta o Nancy, no Stade Marcel Picot no próximo domingo, às 12h de Brasília. Jogo válido pela 35ª rodada da Ligue1. Até lá!

FOTOS: olweb.fr / L'Equipe / LFP.fr


GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário