domingo, 9 de março de 2014

Com dois gols nos acréscimos, Lyon vence com virada histórica

Filipe Frossard Papini
@BrasiLyonnais / @FilipeDidi


Bordeaux vencia o jogo até os 91 minutos do segundo tempo. O OL buscou o resultado com gols aos 92’ e 95’.




Depois de um bom tempo, o Lyon teve uma semana de descanso. Após o empate, fora de casa, contra o Montpellier, a equipe de Rémi Garde teve tempo o suficiente para corrigir erros e, obviamente, descansar o suficiente para se recompor na tabela da Ligue1. Já são dois jogos seguidos pela competição com o placar em branco. E, enquanto isso, os times de baixo vão reaparecendo e tomando as posições do OL na tabela. O Lyon entrou em campo na tarde deste domingo como o 6º colocado, podendo ultrapassar o Olympique de Marseille e terminar a rodada como o 5º. Por outro lado, o Bordeaux estava na cola. O time girondino entrou em campo como 8º colocado e, em caso de vitória, passaria o Reims e o próprio Lyon. Exatamente por isso, a partida tinha contornos interessantes.

O time da casa entrava em campo com vários desfalques. Desde o goleiro reserva, Kévin Olimpa, passando por Faubert, Bréchet, N’Guemo, Traoré, Maurice-Belay e Diabaté. E nem por isso, o Bordeaux entrava como o azarão nesta partida. Com uma frente de ataque muito poderosa, o time comandado por Francis Gillot entrou no 4-2-3-1, tendo suas armas Diego Rolán, Henri Saivet e Guillaume Hoarau. Em campo, também haviam dois brasileiros que, recorrentemente, atuam como titulares: o zagueiro Henrique e o lateral-direito Mariano. Abaixo, você pode conferir como ficou o time armando para enfrentar o Lyon nesta 28ª rodada da Ligue1:




Do outro lado do campo, o OL também tinha desfalques. Não muitos, como o adversário do dia, mas, talvez, mais importantes. Fofana, Grenier e Gourcuff não estavam disponíveis para a partida. Três jogadores que, atualmente, são considerados titularíssimos do OL. Com os desfalques, Rémi Garde decidiu inovar e colocou uma formação tática que jamais havia utilizado na equipe: o 5-3-2. Ele decidiu usar três zagueiros e liberar os laterais, que possuem características ofensivas, para atuarem mais no campo de ataque. No meio, o jovem Corentin Tolisso ganhava mais uma oportunidade. Ele que pode jogar tanto na lateral como no meio-campo. Abaixo, confira a formação inicial do OL para essa partida contra o Bordeaux:




No começo da partida, o Lyon não se encontrava dentro de campo. A formação no 5-3-2 era bem clara no jogo e podia ser vista a olho nu. O Bordeaux, já sabendo da pouca habilidade do OL com essa formação, partiu pra cima desde os primeiros minutos e começou a fazer uma pressão, empurrado por sua torcida. Ter três zagueiros não é sinônimo de constância defensiva e os donos da casa, com um toque de bola muito intenso, já era melhor desde o primeiro instante de jogo.


E o primeiro gol não demorou muito para aparecer. Após um bate-rebate na área, a bola sobrou nos pés de Mariano, que só observou o posicionamento na área e fez um cruzamento certeiro, na cabeça de Henri Saivet. O jovem atacante do Bordeaux, sem marcação alguma, cabeceou pro chão e tirou qualquer chance de Anthony Lopes chegar para efetuar a defesa. 1 a 0 aos 8’ de jogo.

A resposta do Lyon veio três minutos depois, com uma jogada individual de Alexandre Lacazette. O atacante do Lyon recebeu de costas pro gol e com um giro passou por dois marcadores. Em seguida, venceu mais um na velocidade. Na hora de ficar frente a frente com Carrasso, teve dificuldades para finalizar e tirou muito da direção do gol. A bola passou raspando a trave esquerda do goleiro do Bordeaux.


Com o desenrolar da primeira etapa, aquele jogo intenso e movimentado, que se mostrava nos minutos iniciais, já não existia mais. O pragmatismo tomou conta da partida e o meio-campo se embolou completamente. Quase nenhuma chance era criada pelos dois times. A compactação de ambos permitiam escassas jogadas de velocidade e somente isso. Fora os 15’ iniciais, nenhum dos dois goleiros tiveram muito trabalho no primeiro tempo.

Percebendo o seu time jogando de forma quadrada, Rémi Garde ousou e fez uma alteração aos 36’, da etapa inicial. Ele tirou o zagueiro Bakary Koné e colocou Jimmy Briand. O 3-5-2 (ou 5-3-2, pela postura defensiva do time) e agora remontava o Lyon no 4-3-3. E a mudança de postura apareceu imediatamente. O OL não ficava tão preso em seu campo de defesa e já ocupava mais o setor ofensivo. Mas, ainda assim, não era o suficiente para incomodar os donos da casa.


Antes do fim do primeiro tempo, o Bordeaux teve a grande chance do jogo de ampliar o marcador. Guillaume Hoarau recebeu bola em contra-golpe após falha da defesa do Lyon. Ele saiu em disparada somente tendo Anthony Lopes a sua frente e Bisevac na sua cola. Contudo, o centroavante do time girondino não foi feliz na hora de finalizar e mandou pra fora, para desespero da torcida no Chaban-Delmas.

Com a chegada da etapa final, o panorama da partida se manteve. Não havia 4-3-3 que alterasse a postura mórbida do Lyon dentro de campo e, as pequenas chances que apareciam durante o jogo, eram criadas pelo lado do Bordeaux, em uma noite pouco inspirada de Horarau, que poderia ter guardado, ao menos, mais uns dois tentos dentro da meta de Anthony Lopes.


A grande chance do OL empatar a partida apareceu aos 15’ do segundo tempo. Após bola rebatida dentro da área do Bordeaux, o jovem Corentin Tolisso dominou da região intermediária e levantou na área. Em uma bobeira da zaga dos girondinos, Carrasso trombou com Henrique e a bola sobrou lisa, nos pés de Briand. O atacante do OL, meio atabalhoado, acabou finalizando fraco e Mariano tirou o perigo em cima da linha.

Depois da chance de gol do Lyon, Francis Gillot fez sua primeira alteração e trocou a juventude pela experiência. Tirou Diego Rolán, que incomodava muito a defesa do OL, e colocou o brasileiro Jussiê. Rémi Garde optou pelo contrário. Colocou Clinton N’Jie e retirou Bafé Gomis, que não fazia uma boa exibição. Nenhuma das trocas surtiu o efeito esperado a ponto de mudar a sonolenta partida. Nem mesmo a entrada de Gaël Danic, no lugar de Jordan Ferri (pelo OL) e Hoarau por Pounjé (no GdB) faltando dez minutos para o fim do jogo.


Por fim, naquele gás final, as duas equipes até tentaram buscar algo diferente do jogo modorrento que se via, mas a qualidade técnica dentro de campo não deixava. O jogo pegado no meio-campo dava a tônica para a partida e o Bordeaux, por sorte, conseguiu o gol no finalzinho para conseguir se manter nessa zona de conforto até o momento do apito final... Que não chegava para desespero dos torcedores do Bordeaux.

Eis que, já nos acréscimos, em um lance quase despretensioso, em que ninguém já esperavam ais nada da partida, Jimmy Briand avançou pela esquerda e fez um passe curto para Bedimo, já dentro da área. O lateral do OL dividiu com Carrasso, mas conseguiu dar um toque sutil e fundamental para a bola ir entrando bem devagar até o gol. Um dos zagueiros do Bordeaux ainda tentou fazer o corte e só empurrou a bola de vez pro fundo das redes. 1 a 1 aos 91’.


O gol deu um novo ânimo para o Lyon. O Bordeaux, pasmo em campo, só esperava o jogo terminar no mesmo ritmo que jogou a partida inteira. Quando o mundo inteiro já não esperava mais nada do jogo, Gonalons levantou uma bola na área e Tolisso, no primeiro pau e sem marcação, deu uma cabeçada fortíssima em direção ao gol. Carrasso não conseguiu chegar. Explosão de felicidade dos jogadores do OL no gramado. Todos rolando no chão junto ao apito final do árbitro. O time e os torcedores do GdB ficaram estarrecidos com o resultado improvável e a virada heroica que deu os três pontos ao Lyon.

Próximo adversário: Oitavas de final da Liga Europa. Lyon x Viktoria Plzen, no Stade Gerland, às 17h da próxima quinta-feira, dia 13 de março. Até lá!

FOTOS: L'Equipe / olweb.fr


OS GOLS DA PARTIDA:



Quer notícias diárias sobre o Lyon? Clique no banner abaixo e siga-nos no Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário